Sucesso da Globo exibido originalmente em 1994, A Viagem está em exibição atualmente no Viva, na faixa das 12h30. A trama de Ivani Ribeiro que marcou época foi gravada em várias locações, que ambientaram as mais diversas cenas da história.
No folhetim, o vilão Alexandre (Guilherme Fontes) segue para o Vale dos Suicidas após morrer, enquanto Dinah (Christiane Torloni) e Otávio (Antônio Fagundes) vão para o Céu.
Essas cenas, que entraram meses depois da estreia da novela, exigiram algo mais da produção. Além das sequências gravadas em estúdio, na cidade cenográfica e em externas pelo Rio de Janeiro, a novela precisou de alguns lugares para ambientar essas cenas.
Onde foi gravada a novela A Viagem?
Além disso, a emissora também montou uma cidade cenográfica projetada por Márcio Monteiro e construída em Jacarepaguá.
Em que lugar fica o Vale dos Suicidas de A Viagem?
Parte das sequências externas da trama também foi gravada na Fazenda Vista Alegre, no estado do Rio de Janeiro.
Onde fica o Céu da novela A Viagem?
Para a representação do Céu, a equipe da trama escolheu um campo de golfe localizado em Nogueira, distrito de Petrópolis, na região serrana do Rio.
É lá onde Christiane Torloni e Antônio Fagundes gravaram as cenas em que Dinah e Otávio aparecem no Céu, assim como outros atores para seus respectivos personagens.
Globo usou truque em gravação
Com o cronograma de gravações apertado, a equipe do folhetim decidiu pelo uso do chroma-key, fazendo com que os deslocamentos até Petrópolis fossem feitos pelos figurantes, e não pelos atores principais, que se concentravam nas cenas em estúdio.
Lá, os atores, incluindo o empresário Roberto Salvatore, que era dublê de Antônio Fagundes nas cenas que se passavam no Céu da novela, gravavam uma base de chroma-key que posteriormente era colocada na cidade cenográfica, em Jacarepaguá.
Na nova gravação, na cidade cenográfica, Antônio Fagundes imitava os gestos de seu dublê e tomava o lugar dele nas cenas como Otávio.