Em Cobras e Lagartos (2006), sucesso de João Emanuel Carneiro em cartaz no canal Viva, a morte de Omar Pasquim (Francisco Cuoco) dá início à grande virada da novela. Isso porque ele contempla Duda (Daniel de Oliveira) em seu testamento, mas é Foguinho (Lázaro Ramos) quem acaba ficando milionário da noite para o dia.
O empresário sabe que está doente e pode morrer a qualquer momento. Por isso, preocupou-se em deixar de fora de seu testamento boa parte de sua família interesseira. Mas, apesar de seu estado de saúde, não é a doença que mata Omar.
O ricaço acaba sendo assassinado pelos vilões da novela, de olho em sua fortuna. Mas eles serão pegos de surpresa com o inusitado testamento de Omar Pasquim.
O que acontece com Omar Pasquim em Cobras e Lagartos?
É assim também que ele conhece Duda, um rapaz de bom coração que é apaixonado por Bel sem nem ao menos conhecê-la pessoalmente. Por meio de Duda, Omar conhece Silvana (Totia Meireles) e se apaixona pela tia do rapaz.
Assim, Omar elege Duda como seu herdeiro, sem o rapaz ter a menor ideia de que Pereira, na verdade, é um milionário. Ele decide dividir sua herança entre o mocinho e Bel, deixando de fora de seu testamento sua irmã Milu (Marília Pêra) e seus sobrinhos Leona (Carolina Dieckmann) e Tomás (Leonardo Miggiorin), todos interesseiros.
Quem matou Omar em Cobras e Lagartos?
Mas não é a doença que mata Omar, e sim uma armação de Leona. A vilã da novela dá um tiro no próprio tio, que fica caído no chão da Luxus. Depois disso, com a ajuda de Estevão, ela decide provocar um incêndio no local.
Assim, Omar morre no incêndio, para desespero de Bel. Já Leona arma para incriminar Nikki (Tania Khalill), que se torna suspeita de ter atirado em Omar.
O que acontece com a fortuna de Omar em Cobras e Lagartos?
A parte que caberia a Duda, portanto, é entregue a Foguinho, que aproveita a confusão para se dar bem. O malandro se torna o todo-poderoso da Luxus, conquista Ellen (Taís Araújo) e passa a viver uma vida luxuosa.
Ao mesmo tempo, ele se torna alvo de Leona, Milu e todos os interessados na grana de Omar. Foguinho também precisa lidar com a crise de consciência, já que era um dos únicos a saber da farsa de Omar e que Duda é o verdadeiro herdeiro.
Após ser assassinado, Omar reaparece em diversos momentos na trama com fantasma, dando conselhos e acompanhando a saga de Foguinho, Bel e outros personagens.