Novela que marca a volta de João Emanuel Carneiro ao horário nobre da Globo, Mania de Você ainda não disse a que veio. A primeira semana da nova novela registrou baixos índices de audiência, o que acendeu o sinal amarelo na emissora.

    Por outro lado, a trama tem recebido críticas favoráveis, que apontam, principalmente, seu ritmo acelerado. A agilidade da produção contrasta com o marasmo de Renascer, sua antecessora.

    No entanto, é justamente seu ritmo alucinado que expõe o maior erro da novela. A pressa da história acaba fazendo surgir situações forçadas e sem sentido. São tantas as viradas que os protagonistas Viola (Gabz), Luma (Agatha Moreira), Mavi (Chay Suede) e Rudá (Nicolas Prattes) não envolvem o público.

    Jogo virado

    “O jogo vira o tempo todo” é o slogan da campanha de lançamento de Mania de Você. De fato, cada novo capítulo da novela de João Emanuel Carneiro apresenta uma grande virada na história. Porém, com isso, a trama acaba ficando sem sentido junto ao público.

    Tudo em Mania de Você é apressado demais, fazendo com que muitas situações soem forçadas. A história de Viola é o maior exemplo disso. A mocinha foi salva de um traficante por Mavi, que bancou o perseguidor e não saiu da cola dela. Pois Viola não estranhou e ainda se deixou envolver por ele.

    Pouco tempo depois, os dois já estavam morando juntos em Angra dos Reis. Ou seja, Viola e Mavi mal se conheceram e já estavam levando uma vida de casados numa nova cidade. Depois, ela deixou claro para a amiga Luma que não o ama, mas tem por Mavi apenas gratidão. Então por que ela resolveu se mudar com ele? Esquisito demais.

    Romance forçado

    Viola é tão apressada que mal viu Rudá, namorado de Luma, e já se envolveu com ele. Um amor arrebatador, que aconteceu tão depressa que boa parte dos espectadores ficou com a impressão de que perdeu algo pelo caminho.

    Para piorar, Viola e Rudá se entregaram à paixão mesmo sabendo que isso magoaria Luma. Se eles são mesmo os mocinhos da novela, como o público vai torcer por eles? Do jeito como a história está sendo contada, tudo leva a crer que Viola e Rudá serão rejeitados pela audiência. Aliás, Rudá é um péssimo mocinho, já que claramente não gosta de Luma, mas não tem coragem de admitir isso. O famoso “embuste”.

    Toda a ciranda amorosa envolvendo os quatro protagonistas é difícil de engolir. É interessante a proposta da novela de fazê-los “trocar de lugar” ao longo da narrativa. Mas tal mote tinha que ser construído de uma maneira um tanto mais harmônica.

    Pra que a pressa?

    Para emplacar Viola como mocinha, João Emanuel Carneiro deveria tê-la apresentado de outro jeito. Por exemplo: ela já devia ter começado a novela como namorada de Mavi. O público, então, conheceria um casal que já tinha uma história e compreenderia melhor que a relação está desgastada.

    Além disso, o encontro entre Rudá e Viola poderia ter acontecido em circunstâncias mais bem construídas. Seria interessante que o envolvimento deles acontecesse antes de Viola saber que se trata do namorado de Luma. Assim, as protagonistas teriam sido vítimas de uma circunstância e seria mais fácil compreender a “traição”.

    Mas o autor parece ter pressa para chegar logo à segunda fase de Mania de Você e, por isso, propôs a dinâmica inicial de maneira apressada e forçada. Que, ao menos, a segunda fase compense um início tão atabalhoado.

    Share.